Publicidade

O Campeonato Carioca tem nova fórmula de disputa. Nesta segunda-feira, em arbitral na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), os clubes decidiram mudar o formato do torneio de 2021 e também de 2022.

Jesus Flamengo Campeonato Carioca Flamengo é o atual bicampeão do Carioca | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação

O Carioca terá 12 clubes na fase principal. O formato será o seguinte: 11 rodadas com todos se enfrentando, no sistema de pontos corridos. Os quatro primeiros classificados avançam para semifinal, disputada em dois jogos (ida e volta), e depois os vencedores se enfrentam na decisão, também em duas partidas.

A primeira parte do Carioca – as 11 rodadas iniciais – será a Taça Guanabara, cujo campeão será aquele que somar mais pontos. Já a Taça Rio será disputada pelos times que ficarem entre o quinto e o oitavo lugar.

Publicidade

A fase preliminar do Campeonato Carioca, que vai classificar um time para a fase principal, vai começar no dia 16 de janeiro e irá até 25 de fevereiro. Cabofriense, Friburguense, Americano, America, Nova Iguaçu e Sampaio Correa são os participantes.

O Flamengo é o atual bicampeão do Campeonato Carioca.