Publicidade

A importante vitória por 3 a 2, no clássico contra o São Paulo (Foto: Divulgação Corinthians) Rumo ao título, a importante vitória do Corinthians, por 3 a 2, no clássico contra o São Paulo (Foto: Divulgação Corinthians)

A melhor campanha do 1º turno e a 8ª no segundo turno garantiram ao Corinthians o título brasileiro de 2017. Entre os sete primeiros colocados na tabela, até aqui, apenas três fizeram melhor campanha no returno do que na primeira metade da competição.

À exceção de Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo tiveram melhor rendimento no segundo turno. Entre esses, o Palmeiras foi o único que teve chance de derrubar o Corinthians, mas faltou fôlego na hora “H”.

Corinthians

Publicidade

Dono da melhor campanha do primeiro turno, disparado, o Corinthians caiu de rendimento no segundo turno. Chegou a ensaiar uma crise, mas recuperou-se a tempo quando era ameaçado pelo Palmeiras. Está em 8º lugar no segundo turno.

Grêmio

É preciso destacar o trabalho do técnico Renato Gaúcho à frente do Grêmio. O comandante soube levar o time à final da Libertadores, mantendo-se entre o G-4 do Brasileiro. Uma façanha, sem dúvida. Ocupa, atualmente, o 10º lugar no segundo turno.

Palmeiras no segundo turno não evitou o título do Corinthians (Foto: Site Palmeiras) Boa campanha do Palmeiras no segundo turno não evitou o título do Corinthians (Foto: Site Palmeiras)

Palmeiras

O Verdão fechou o primeiro turno com a 4ª melhor campanha. Melhorou muito no returno, se revezando no primeiro lugar com Botafogo e Cruzeiro. Agora, no segundo turno, está em 1º lugar.

Santos

Publicidade

Com uma equipe razoável, o Santos fechou o primeiro turno em 3º lugar. Algumas vezes chegou à vice-liderança do Brasileiro, mas sem jamais ameaçar efetivamente o Corinthians. Ocupa agora, no segundo turno, o 4º lugar.

Em noite de Thiago Neves, Cruzeiro bate o Fluminense de virada (Foto: Washington Alves/Cruzeiro) Cruzeiro, de Thiago Neves, garantiu vaga na Libertadores 2018 vencendo a Copa do Brasil (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

Cruzeiro

A conquista da Copa do Brasil garantiu a Raposa na Libertadores do ano que vem. Naturalmente o time tirou o pé do acelerador, mas ainda assim a campanha no returno é boa. O Cruzeiro fechou o primeiro turno em 7º lugar e está, agora, em 2º lugar neste segundo turno.

Botafogo

A luta do Botafogo na Libertadores foi de dar inveja. Chegou às quartas de finais, sendo eliminado pelo Grêmio, que está na final. O elenco era, até o início da competição, considerado limitado. Sob o comando de Jairzinho, o time deu o recado. Fechou o primeiro turno em 11º lugar, mas ocupa agora o 3º lugar no returno.

Flamengo

Quem é quem na briga pelo título de "Rei dos Clássicos", no Flamengo? (Foto: Gilvan de Souza) Flamengo enfrentou muitos problemas, como ficar sem seu artilheiro, Guerrero, no returno (Foto: Gilvan de Souza)

Publicidade

O elenco do Flamengo é dos melhores do país, mas em campo não soube corresponder. O time vem lutando para garantir uma vaga na Libertadores de 2018, mas não passa de um 12º lugar no primeiro turno. Fechou a fase inicial do Brasileirão em 5º lugar.

Confira a classificação detalhada do primeiro e segundo turnos do Brasileirão e os detalhes das campanhas. Os dados são do Footstats:

Publicidade

Leia também

Adriano dá a letra para o Flamengo: ‘Não precisa me pagar. Eu faço por amor’
Cadê o poder de reação? Flamengo venceu apenas dois jogos de virada em 2017
Atlético-GO é o primeiro rebaixado do Campeonato Brasileiro de 2017
PSG oferece fortuna para tirar Mourinho do Manchester United
Mercado do futebol se agita: veja negociações que prometem virar novela