Publicidade

O Brasileirão Série B ainda não chegou na metade, mas o alerta já está aceso no Botafogo. Para um time que tinha por objetivo retornar à elite do futebol brasileiro, ocupar o 14º lugar, com apenas 13 pontos em 12 partidas é preocupante. Mais ainda levando em conta os prognósticos futuros, considerando a performance do time até aqui na segundona. Nem tudo está perdido, mas é bom que o clube acenda o alerta máximo mesmo.

Brusque Fiasco do Botafogo contra o Brusque, que venceu de virada: time precisa mudar o cenário atual | Foto: Lucas Gabriel Cardoso / Brusque / Divulgação

No ano passado, o último clube a conseguir o acesso foi o Cuiabá, que fechou a temporada com 61 pontos, em quarto lugar, empatado com o Juventude. Diante desse dado, o Botafogo precisa fazer 48 pontos daqui até o fim da competição, obviamente, se a história se repetir. Vale lembrar que o time já queimou lenha, pois restam 78 pontos a serem disputados pelo Alvinegro. Assim, o Botafogo tem ainda uma gordura de 30 pontos nessa leva.

Leia também

Logo de cara, Enderson Moreira mira passo inédito no Botafogo na Série B

Publicidade

Diretoria do Botafogo confia no trabalho de Enderson Moreira

O importante é como termina: Enderson Moreira já tem mantra para recuperar o Botafogo

O torcedor desavisado pode pensar “não é tão ruim assim”, mas há complicadores aí. Para começar, indiscutivelmente a Série B de 2021 está muito mais competitiva do que a do ano passado. O Cuiabá, por exemplo, era o líder da Série B na mesma rodada da edição do ano passado. Tinha 28 pontos na ocasião, contra os atuais 13 pontos do Botafogo na mesma altura da competição. Assim, o Alvinegro está em desvantagem de mais de 10 pontos em relação ao último classificado à Série A na temporada 2020.

Publicidade

Uma outra situação que vale a penas citar. O Vitória foi o clube que conseguiu o acesso com a menor pontuação na história da Série B. Aconteceu em 2007, quando o clube baiano garantiu vaga na elite para o ano seguinte marcando 59 pontos. Seria uma aposta arriscada, mas se considerarmos esse dado, o Botafogo teria que somar 46 pontos até a última rodada.

Relacionadas

Enderson Moreira Botafogo
Durcesio Mello Botafogo

Assim, apesar de a situação ainda não ser desesperadora, o Botafogo vai precisar de muito foco e melhorar consideravelmente seus resultados. Principalmente fora de casa, situação em que o Alvinegro não obteve vitória ainda. São 7 jogos, com 3 empates e 4 derrotas. Enderson Moreira, novo técnico, vai ter trabalho.

Comentários