Publicidade

Na quinta colocação do Campeonato Brasileiro com 35 pontos, o Fluminense está a sete do líder Atlético-MG, que tem um jogo a mais. Entretanto a principal meta do Tricolor é um lugar na próxima Copa Libertadores. Mas não pode ser qualquer um. O Tricolor planeja a vaga na fase de grupos e para isso é fundamental terminar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão.

Elenco do Fluminense se prepara para a luta pelo G-4 (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Alguns motivos são claros para o Tricolor ter o G=4 como foco. A fase eliminatória da Copa Libertadores costuma ser uma verdadeira pedreira, com os clubes brasileiros encontrando sérios problemas para conseguir avançar. Neste ano mesmo o Corinthians caiu para o Guaraní e acabou tendo um forte impacto em termos de receita.

Leia também:

Publicidade

Calegari admite substituir Dodi: ‘Estou preparado’
Fluminense só terá Felippe Cardoso até o fim do Brasileirão

A situação do Fluminense se torna ainda mais grave porque o clube está mergulhado em dívidas e com dificuldades de honrar seus compromissos mais básicos, como a folha salarial. Assim ficar de fora do torneio seria o fim. Isso porque em 2021 os eliminados na fase preliminar da Copa Libertadores não terão direito a disputar a Copa Sul-Americana. A não participação em torneios continentais representa uma perda considerável para os cofres do clube.

– A Copa Libertadores sempre vai ser uma meta do Fluminense, pois tem muitas questões de receitas envolvidas – disse o presidente Mário Bittencourt recentemente, provavelmente tendo em mente justamente este pensamento.

Fluminense evita pressão

Mário e Odair sabem que Flu quer o G-4 (Foto: Mailson Santana/Fluminense)

Publicidade

O Fluminense teve um desempenho no primeiro turno muito positivo e se repeti-lo no segundo turno tem grandes chances de conseguir um lugar no G-4.

– Nós estamos pensando no jogo a jogo, buscando sempre ganhar do próximo adversário – disse o meia Nenê, tentando tirar um pouco o peso de metas.

O próximo desafio do Fluminense na sua luta por uma vaga na próxima Copa Libertadores será na próxima segunda-feira. O Tricolor recebe o Bragantino a partir das 20h(de Brasília) no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).