Publicidade

O segundo turno do Campeonato Brasileiro vai começar e o torcedor do Fluminense já tem a sua Matemática na luta pela classificação para a Copa Libertadores. Subestimado no início da competição, o Fluminense faz uma das campanhas mais surpreendentes do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o quarto colocado na tabela de classificação, e, segundo o matemático Tristão Garcia, tem grandes chances de terminar entre as seis equipes que conquistam uma vaga na Libertadores.

Odair Hellmann, Fluminense Odair Hellmann vem fazendo um bom trabalho (Foto: Mailson Santana / Fluminense)

Segundo as projeções do especialista, o Flu tem 48% de chances de se classificar para a competição continental. Para isso, precisa alcançar 61 pontos na tabela. Com 32 atualmente, faltam 29 para garantir um lugar no G-6.

Eliminado das Copas Sul-Americana e do Brasil, o Fluminense se concentra no Brasileiro e tem uma vantagem em relação a muitas equipes. Seu calendário é mais folgado e o elenco tem mais tempo de recuperação após as partidas e de treinos.

Fluminense tem 9% de chances de ser campeão

Publicidade

Em 2020, por exemplo, o Tricolor só entrará em campo mais oito vezes em nove semanas. O Campeonato, porém seguirá até fevereiro, devido à paralisação por conta da pandemia do coronavírus.

Leia também:

Odair dá recado no Fluminense sobre Ganso
Fluminense vai ter que indenizar goleiro

Publicidade

Apesar da colocação na tabela e da proximidade dos líderes, Tristão Garcia indica que as chances de título para o Fluminense são de apenas 9%. Flamengo (24%), Inter (23%) e São Paulo (22%), são os favoritos no momento. Mas o Fluminense é especialista em desbancar a Matemática. Assim fez quando escapou do rebaixamento em 2009.

O próximos adversários do Tricolor serão o Grêmio e o Palmeiras, dois concorrentes diretos por um lugar no G-6. O primeiro desafio será contra os gaúchos neste domingo, no Maracanã, às 20h30. Já o duelo contra o Palmeiras será no sábado, dia 14 de novembro, no Allianz Parque. Assim os próximos jogos serão determinantes. Entretanto o Tricolor parece pronto.