Fluminense

Entenda os motivos que fazem o Fluminense correr para ter o selo de clube formador

O Fluminense trabalha para conseguir junto à CBF o certificado de clube formador de atletas. O objetivo do Tricolor é pular do status B para o status A. O primeiro grupo é preenchido por clubes que atendem aos requisitos exigidos pela entidade. Já o status A é um selo para clubes que superam as exigências da entidade. Mas quais motivos que fazem o Fluminense correr para ter o selo de clube formador?

Fluminense quer selo de clube formador (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Dois fatores são considerados importantes para o Fluminense. O primeiro deles é contar com o apoio da CBF e por tabela da Fifa diante de possíveis aliciamento de jogadores. Os clubes que contam com este selo têm esta proteção das entidades. Além disso os empresários e equipes de fora do país que têm por hábito aliciar jovens de clubes brasileiros evitam os com o selo de formadores.

Leia também:

Odair Hellmann prega tranquilidade no Fluminense
Fluminense reduz elenco e empresta volante ao Oeste

Outro fator importante para o Fluminense contar com o certificado de clube formador é que jovens atletas dão preferência a este tipo de clube. Isso porque as famílias entendem que os seus filhos estarão mais protegidos em situações como essa.

CBF passou a exigir mais de clubes formadores

Xerém é a casa dos jovens tricolores (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Esse sentimento dos familiares faz sentido. Após o incêndio do ano passado no Ninho do Urubu, que matou dez jovens das categorias de base do Flamengo, o nível de exigência da CBF subiu consideravelmente. Assim ele se tornou ainda mais importante.

Dentre os requisitos exigidos pela CBF para um clube ter o selo de formador tem: participação em competições oficiais, apresentação de documentos, ter programa de treinamento compatível com faixa etária e proporcionar assistência técnica e médica aos jovens jogadores.

Nesta semana o Fluminense vai ser vistoriado. O clube já enviou um documento para a CBF confirmando que preenche todos os requisitos exigidos pela entidade. Mas a CBF quem vai analisar.

Você Também pode gostar