A transmissão da FlaTV da partida entre Flamengo e Boavista na noite desta quarta-feira teve muitos desdobramentos. A Rede Globo rescindiu unilateralmente o contrato de transmissão do Carioca e desistiu do processo contra o Flamengo. A imprensa esportiva se dividiu, com alguns elogiando a iniciativa e outros criticando. Até o youtuber Felipe Neto se manifestou e apoiou o Flamengo.
O tempo dirá quem vai sair ganhando e quem vai sair perdendo com essa nova realidade. A MP 984 do presidente Bolsonaro abriu caminho para os clubes terem mais independência para negociar seus direitos de transmissão. Mas como cada um vai se movimentar para explorar melhor seu potencial vai depender da competência. Confira as principais repercussões depois da transmissão:
Recorde no Youtube
Com o auxílio de uma produtora que presta serviços à própria Globo, o Rubro-Negro fez um bom trabalho. A audiência foi recorde na plataforma. A transmissão alcançou 14 milhões de visualizações e pico de acessos simultâneos de mais de 2,2 milhões. Flamengo 2 x 0 Boavista se tornou a maior live esportiva do Youtube no mundo.
Globo rescinde contrato e desiste de processo
Na manhã desta quinta-feira, a Globo surpreendeu ao rescindir unilateralmente o contrato de transmissão do Campeonato Carioca. A emissora comunicou a decisão à Federação do Rio e aos 11 clubes que assinaram o contrato. Para a Globo, houve violação de seu direito de exclusividade na transmissão do Carioca. Os pagamentos devidos e referentes à transmissão do Carioca 2020 serão realizados, mas os próximos jogos não serão transmitidos.
Leia também:
Após recorde na FlaTV, Flamengo projeta transmissão da semifinal
Jorge Jesus: ‘Nós não vamos abdicar daquilo que é o DNA da equipe’
Justiça concede liminar
Curiosamente, enquanto a Globo comunicava a rescisão do contrato, a Justiça concedia a liminar que impediria o Flamengo de transmitir o jogo. A emissora, porém, entrou com uma petição desistindo da ação no início da manhã. O VP Jurídico do Flamengo garantiu que o clube irá seguir transmitindo seus jogos.
– Nos jogos que formos os mandantes, seguiremos com a nossa transmissão. Ou na Fla TV ou negociando com alguém que queira transmitir mediante um pagamento – disse Rodrigo Dunshee ao UOL.
Felipe Neto apoia o Flamengo
Com 38 milhões de seguidores no Youtube, o “influencer” Felipe Neto deixou a rivalidade entre os clubes de lado. Botafoguense fanático, ele fez uma postagem nas redes sociais elogiando a iniciativa rubro-negra.
“Há de se dar os parabéns para o setor do Flamengo responsável por essa decisão e pelo trabalho. Eles podem estar revolucionando o esporte nesse momento.
Se vai dar certo, vamos descobrir. Mas q a Globo está absurdamente assustada, eu garanto a vocês.
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) July 2, 2020”
Flávio Gomes, é claro, criticou o Flamengo
O jornalista Flávio Gomes, que tem sido ferrenho crítico do Flamengo nos últimos tempos, foi do contra. Além de minimizar os números alcançado pela FlaTV, ele afirmou que transmissão gerada por clubes é divulgação e não jornalismo.
Outros clubes também querem
A rodada desta quinta-feira da Taça Rio ficou sem TV com a rescisão do contrato com a Globo. Com isso, os clubes com jogos programados passaram a estudar a viabilidade da transmissão. O Fluminense, com jogo contra o Macaé marcado para às 17h30, desistiu por falta de tempo. Já o Vasco, que entra em campo às 20 horas, em São Januário, pode ter imagens. O Volta Redonda, que enfrenta o Resende no Maracanã, no mesmo horário, procurou a produtora que atendeu ao Flamengo. Até o momento desta reportagem não havia confirmações.
Você Também pode gostar
- Tite em foco e Gerson herói: os memes da vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR
- Tite está na corda bamba no Flamengo – veja os números do técnico comandando o time
- Gabigol será titular em Peñarol x Flamengo?
- Tite na corda bamba: quem são os técnicos que cairiam bem no Flamengo
- Coutinho voltou! Os memes do empate entre Flamengo e Vasco
- Veja os elencos mais caros do mundo – tem brasileiros na lista