Flamengo

Isso deu polêmica: relembre causos da história do Flamengo

As polêmicas fazem parte da história do futebol. No clube mais popular do país, as coisas costumam tomar uma proporção acima da média.

Ronaldinho sentiu o peso de usar a camisa 10 do Flamengo | Foto: Divulgação

Para o Flamengo, um assunto virar polêmica faz parte da dimensão do clube e acontece toda hora. Os jogadores, os dirigentes, as arbitragens, todos vivem sob os holofotes da ídia o tempo inteiro. Assunto é o que não falta.

Leia também:

Final feliz para o Flamengo: Arsenal confirma compra de Pablo Marí

Vidal confirma que gostaria de jogar no Flamengo

O MAIS QUE UM JOGO relembra alguns episódios, entre tantos, que marcaram o Rubro-Negro ao longo do tempo.

Campeão Brasileiro de 1987?

Flamengo e Sport Recife vivem uma polêmica desde 1987. Numa época em que eram frequentes as mudanças na fórmula de disputa, as duas equipes se consideram campeãs brasileiras. O Flamengo venceu a Copa União (Módulo Verde), que contava com as principais equipes do país na época. Já o Sport venceu o Módulo Amarelo, uma espécie de segunda divisão. O problema é que a CBF queria que os dois primeiros de cada módulo disputassem um quadrangular para decidir o campeão. Flamengo e Internacional se recusaram e a CBF deu o título para o Sport, que superou o vice Guarani.

Djalminha e Renato Gaúcho brigam num Fla-Flu em 1993

O Flamengo viu dois de seus jogadores brigarem em campo num Fla-Flu em 1993. De um lado, Renato Gaúcho, ídolo que estava em sua terceira passagem pelo clube. Do outro, Djalminha, promessa da base rubro-negra, de apenas 22 anos. Na partida, o Fla abriu 2 a 0 mas permitiu a virada tricolor, o que esquentou os ânimos em campo. Renato xingou e partiu pra cima do companheiro reclamando de falta de marcação. Os dois trocaram empurrões e Marcelinho Carioca chegou para apartar. O episódio levou à diretoria a dispensar Djalminha no mesmo ano. Ele viria a se tornar grande destaque no Palmeiras e no Deportivo La Coruña. na Espanha.

Romário vai à Festa da Uva e tem contrato rescindido

Em 1999, o ponto alto da temporada do Flamengo foi a conquista da Copa Mercosul. O título, porém, se deu em meio a uma polêmica com o atacante Romário. Antes de enfrentar o Peñarol, em Montevidéu-URU, pelas semifinais do torneio, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Juventude no Brasileiro. O resultado eliminou a equipe da competição. Ainda em Caxias do Sul, Romário e outros jogadores festejaram em uma boate horas depois de derrota. O presidente Edmundo dos Santos Silva decidiu então rescindir o contrato do Baixinho.

A escapada de Ronaldinho Gaúcho no hotel em Londrina

Ronaldinho teve uma passagem curta pelo Flamengo em 2011-12, mas não faltaram polêmicas. Em janeiro de 2012, a equipe estava concentrada em Londrina-PR se preparando para jogar na Bolívia pela Libertadores. O técnico era Vanderlei Luxemburgo. O craque foi acusado de deixar o seu quarto e passar a noite com uma mulher. O jogador chegou até a dar entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, afirmando a inocência. Entretanto foi desmascarado pelas câmeras de segurança do hotel. Luxa, que pedira o afastamento de Ronaldinho, acabou demitido. Já o craque, acionou o clube na Justiça no final de março e pediu a rescisão de contrato alegando dívidas.

‘Traição’ de Ronaldo Fenômeno em 2009

No final de 2009, o atacante Ronaldo Fenômeno se recuperava de uma cirurgia. Torcedor confesso do Flamengo e próximo do médico do clube, foi convidado a realizar a recuperação no clube. As partes chegaram a conversar sobre a possibilidade de Ronaldo jogar pelo Flamengo. Mas como o jogador ainda não tinha previsão de voltar aos gramados, o assunto estava sendo deixado pra frente. A possibilidade já gerava expectativas na torcida rubro-negra quando surge boato na imprensa de que o jogador estava negociando com o Corinthians. Segundo o então presidente, Márcio Braga, Ronaldo ligou pra ele e reafirmou o desejo de atuar no Rubro-Negro. Porém, no dia seguinte, foi confirmado o acerto com o Timão e Ronaldo se mudou para São Paulo.

Rescisão do goleiro Bruno em 2010

O fim da trajetória do goleiro Bruno pelo Flamengo em 2010 foi um caso raro de se ver no futebol. Campeão brasileiro no ano anterior e no auge da carreira, Bruno se envolveu no assassinato de de Eliza Samudio, com quem tem um filho. O jogador foi afastado pela diretoria rubro-negra dias antes de ter sua prisão decretada.

Campeonato Carioca 2014: ‘Roubado é mais gostoso’

Flamengo e Vasco decidiram o Campeonato Carioca de 2014 e o Rubro-Negro levou a melhor. O Rubro-Negro precisava do empate para ser campeão na segunda partida da final e perdia por 1 a 0. No último minuto da partida, Márcio Araújo, em posição irregular, fez o gol do título. Nas entrevistas após o jogo, ao ser confrontado por um repórter, o goleiro Felipe teria proferido a famosa frase: Roubado é mais gostoso. Nos dias que se seguiram, o atleta pediu desculpas, mas em entrevista recente, negou ter dito a frase.

Bonde da Stella – Dia do Flamenguista 2015

Foto: Reprodução

Em 2015 o Flamengo atravessava um mau momento no Campeonato Brasileiro, inclusive ameaçado de rebaixamento. Oswaldo de Oliveira assumiu o comando da equipe e iniciou uma reação. O treinador pediu foco ao elenco e foi atendido pela maioria. Entretanto, o pacto foi quebrado por um grupo de quatro jogadores, que foram fotografados participando de um churrasco regado a cerveja. Alan Patrick, Everton, Pará e Marcelo Cirino foram afastados no episódio que ficou conhecido como ‘Bonde da Stella’.

Você Também pode gostar