Publicidade

Internacional e Flamengo vão escrever, neste domingo, mais um capítulo importante no histórico deste duelo. O confronto pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro vale a liderança do torneio e tem ares decisivos. Para entrar no clima deste jogão, o Mais Que Um Jogo passeou pela história deste duelo e lista grandes embates entre Inter e Fla: tem final de Brasileiro, mata-mata de Copa do Brasil, quartas de final de Libertadores…

Flamengo x Internacional No último duelo entre os dois, em 2019, Flamengo levou a melhor | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação

O retrospecto geral mostra o equilíbrio do duelo. O Internacional tem uma vantagem mínima. Em 100 jogos, o Colorado soma 36 vitórias, contra 35 do Flamengo. O confronto terminou empatado 29 vezes.

LEIA MAIS! Promessa da base, volante Daniel Cabral renova com Flamengo

Publicidade

Mesmo sem público, em função da pandemia da Covid-19, o Beira-Rio é um trunfo para o Internacional, que leva ampla vantagem sobre o Flamengo quando joga em casa. O estádio foi palco de 48 confrontos, com 25 vitórias coloradas, 17 empates e seis triunfos rubro-negros.

Na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, de 2003 para cá, a vantagem é colorada. O Internacional venceu 14 vezes, contra 11 vitórias do Flamengo, além de sete empates, totalizando 32 jogos. O Fla venceu o rival no Beira-Rio, nos pontos corridos, apenas uma vez, em 2015, na estreia de Guerrero pelo clube rubro-negro.

A história entre Internacional e Flamengo também é rica e cheia de rivalidade quando o assunto é mata-mata. O duelo já decidiu Campeonato Brasileiro e, no ano passado, teve confronto pelas quartas de final da Libertadores.

Duelos históricos entre Flamengo e Internacional

Final do Campeonato Brasileiro de 1987

Publicidade

O Flamengo já gritou “é campeão” para cima do Internacional. O duelo decidiu o título da Copa União de 1987, o Campeonato Brasileiro daquele ano. O primeiro jogo da final, no Beira-Rio, foi 1 a 1 (Amarildo marcou para o Colorado e Bebeto empatou para o Fla). No Maracanã, com um gol de Bebeto, o Rubro-Negro fez a festa e conquistou o título.

Bebeto Flamengo x Internacional Bebeto brilhou em 1987 | Foto: Flamengo / Divulgação

Libertadores em 1993

Flamengo e Internacional se encontraram na fase de grupos da Libertadores em 1993. E o Rubro-Negro levou a melhor. No Beira-Rio, empate sem gols. No Maracanã, o Fla venceu por 3 a 0, gol contra de Marcão, um de Marcelinho Carioca e outro de Casagrande. O Flamengo avançou pelo mata-mata e o Inter ficou pelo caminho.

Marcelinho Carioca Marcelinho Carioca ajudou o Flamengo em 1993 | Foto: Reprodução

Copa do Brasil de 1996

O duelo aconteceu pelas quartas de final. No jogo de ida, vitória do Inter por 3 a 2 no Beira-Rio. Na volta, o Flamengo fez 3 a 1, gols de Nélio, Sávio e Romário, e avançou de fase.

Romário Romário está na história do duelo | Foto: Flamengo / Divulgação

Flamengo x Internacional na Copa do Brasil de 1997

Publicidade

O repeteco aconteceu no ano seguinte. E novamente o Flamengo levou a melhor nas quartas de final. O jogo de ida, no Beira-Rio, terminou 1 a 1. No Maracanã, Juan marcou na reta final do segundo tempo, garantiu a vitória por 1 a 0 e selou a classificação rubro-negra.

Troco do Inter com ‘lei do ex’ em 2009

A Copa do Brasil foi palco de novo confronto entre Flamengo e Internacional. Em 2009, o Colorado levou a melhor e de forma emocionante, e com um toque de “lei do ex”. O jogo de ida, no Maracanã, terminou sem gols. No Beira-Rio, Taison abriu o placar, mas Emerson Sheik empatou. Aos 44 minutos, Andrezinho, cria do Fla, cobrou falta, fez 2 a 1 e levou o Inter à semifinal.

Andrezinho, Flamengo x Internacional Cria do Flamengo, Andrezinho decidiu para o Inter | Foto: Alexandre Lops / Inter / Divulgação

Hat-trick do Imperador

Publicidade

Na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, a maior goleada do Flamengo sobre o Internacional aconteceu em 2009, no ano do hexa. No Maracanã, Adriano marcou três vezes e Emerson Sheik fez um na vitória por 4 a 0.

Adriano Flamengo Internacional Adriano comandou goleada do Flamengo | Foto: Reprodução

‘Resposta’ do Internacional

O Colorado deu o troco e devolveu o placar em 2014. No Beira-Rio, atropelou o Flamengo, com gols de Rafael Moura, D’Alessandro, Fabrício e Alex.

D'Alessandro D’Alessandro marcou em goleada do Inter | Foto: Site do Internacional / Divulgação

Flamengo x Internacional na Libertadores de 2019

Flamengo e Internacional também escreveram um confronto de mata-mata pela Libertadores. No ano passado, pelas quartas de final, o Fla eliminou o rival na caminhada para o título. Bruno Henrique marcou duas vezes, no jogo de ida, e foi o protagonista no triunfo por 2 a 0, no Maracanã. No jogo de volta, no Beira-Rio, Rodrigo Lindoso abriu o placar, mas Gabriel Barbosa, após assistência de Bruno Henrique, deixou tudo igual: 1 a 1 e classificação rubro-negra.

Bruno Henrique, Flamengo x Internacional Bruno Henrique foi decisivo para o Fla na Libertadores de 2019 | Foto: Alexandre Vidal & Marcelo Cortes / Flamengo / Divulgação