O Botafogo tomou a decisão de não retornar aos treinos presenciais mesmo após o protocolo de segurança criado pela Ferj. Com isso, os alvinegros têm investido nos trabalhos virtuais com o elenco.
Além dos treinos físicos, outros departamentos estão envolvidos no dia a dia dos jogadores. Um deles é o psicólogo Paulo Ribeiro, que explicou como tem trabalhado com os atletas.
Leia também:
Honda pediu para não receber salário no Botafogo durante pandemia
Botafogo confirma reforço para o ataque. Lateral e zagueiro estão perto
– Precisamos nos adaptar a uma nova realidade. Nosso fisiologista Manoel Coutinho criou um formulário para os atletas responderem de maneira rápida. Nesse questionário eu tenho três tópicos sobre como o atleta está se sentindo naquele momento, no pré-treino, no pós-treino. Conseguimos reunir, num único formulário, todas as informações do atleta. Nós temos treinado todo dia às 10h da manhã. Todos os dias, após a atividade, eles respondem o formulário. Se eles respondem uma nota 4, ou 5 no nível de estresse, por exemplo, já entro em contato com o jogador. Deixo os parabéns para o Manoel Coutinho pelo questionário maravilhoso – disse ao canal BrauneFogo, no Youtube.
Relação com jogadores melhorou com o tempo
Paulo Ribeiro falou sobre as mudanças no trabalho do psicólogo dentro de de um clube de futebol. O profissional relatou que os jogadores já são mais receptivos, diferente do que era antigamente.
– O que mais me incomodava, é quando as pessoas diziam: “O atleta tem um problema. Vai conversar com o psicólogo”. É essa ideia que tinham há 30 anos, como se fôssemos disciplinadores. Hoje, o que mais me incomoda é quando alguém me esconde uma informação. Eu vivo de informação. Esse trabalho só ganha corpo com o tempo. É preciso uma confiança com os atletas. Hoje tenho um nível de relacionamento muito bom com os principais jogadores e muitas vezes eles facilitam a minha comunicação. Já é difícil para o jogador de futebol masculino falar sobre emoção. Os jogadores reproduzem esse imaginário, mas já melhorou bastante – declarou.
Os dirigentes alvinegros rechaçaram qualquer movimentação para retomar os treinos no Nilton Santos. Tanto que o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro afirmou que o Botafogo iria abdicar da disputa do Campeonato Carioca se a competição for reiniciada sem a autorização das autoridades cariocas.
Você Também pode gostar
- Esquentou a briga! Veja as probabilidades de título do Campeonato Brasileiro 2024
- Clubes brasileiros são indicados ao prêmio de melhor time do mundo
- Vai pipocar? Os memes do empate do Botafogo com o Cuiabá
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Gol de campeão! Os memes da vitória do líder Botafogo sobre o Bragantino
- Veja as maiores goleadas do Botafogo na história da Libertadores