Botafogo

Chocolate preto e branco: relembre goleadas históricas do Botafogo sobre os rivais

O Botafogo tem uma história rica em títulos e craques. Os ídolos botafoguenses, inclusive, provocaram algumas desilusões nos principais rivais do clube. Flamengo, Vasco e Fluminense sofreram com algumas goleadas impactantes.

Botafogo fez 6 a 0 no Flamengo (Foto: Arquivo JS)

Algumas dessas goleadas foram em decisões de título, como em 1968 contra Vasco e Flamengo e em 1957 diante do Fluminense.

Apesar disso a mais lembrada até hoje pelos botafoguenses é o 6 a 0 sobre o Flamengo no dia do aniversário do rival. O MQJ relembra as goleadas históricas do Botafogo sobre os rivais:

1 – Botafogo 6 x 2 Fluminense – 22/12/1957

O Fluminense tinha um timaço. Para alguns era o favorito. Entretanto o Glorioso humilhou o Tricolor na grande final do Campeonato Carioca de 1957. Paulinho Valentim foi o grande artista da noite, com cinco gols anotados, sendo um deles de bicicleta. Mas Mané Garrincha tinha que deixar sua marca e fez o outro tento do campeão.

2 – Botafogo 4 x 0 Vasco – 9/6/1968

Se tratava da grande decisão do Campeonato Carioca. O Alvinegro era um time de craques e conseguiu atropelar o rival com gols de Roberto Miranda, Rogério, Jairzinho e Gérson. Além disso, o Botafogo dominou o jogo todo.

3 – 18/9/1968 – Botafogo 4 x 1 Flamengo

Era decisão da Taça Guanabara. Na semana antes o Flamengo empatou com o Botafogo e seus jogadores deram a volta olímpica. Isso porque o Rubro-Negro seria campeão antecipado se vencesse o Bonsucesso no meio de semana. Um tropeço forçaria uma final com o Botafogo, que nem acreditava mais e foi disputar amistosos em Goiás. Entretanto, o Bonsucesso aprontou na quarta-feira e o Botafogo voltou correndo para atropelar o Flamengo na final. Gerson abriu o placar. Dionísio empatou. Mas Zequinha, Gérson e Roberto definiram o placar. Além disso, a goleada só não foi maior porque Gérson perdeu um pênalti. O jogo ficou conhecido como volta olímpica de marcha ré

4 – Botafogo 6 x 0 Flamengo – 15/11/1972

Maquele dia o Botafogo deu um presente de grego no dia do aniversário do Flamengo. No Maracanã uma goleada de 6 a 0 com direito a um gol de letra de Jairzinho. Jair, por sinal, fez três gols. O argentino Fischer, el Lobo, fez dois e Ferreti completou o marcador.

5 – Botafogo 4 x 1 Fluminense – 23/2/1997

O Botafogo foi campeão com os pés nas costas naquele ano. E teve direito a uma goleada de 4 a 1 sobre o Fluminense. Djair, com um golaço de falta, abriu o placar. Sorato ampliou e Bentinho fez os outros dois gols alvinegros.

6 – Botafogo 4 x 1 Vasco – 25/5/2006

O Botafogo atropelou o Vasco. Dodô abriu o placar com um golaço. Ainda no primeiro tempo, Dodô ampliou de pênalti e Clayton fez o terceiro. Na segunda etapa, mais uma vez Dodô definiu os gols alvinegros. Abedi fez o gol do Vasco. Além disso, o jogo marcou a estreia de Cuca pelo Botafogo.

Leia também:

Alvinegro sinaliza que vai renovar contrato com a Kappa
Diretoria confirma contato com Robben

7 – Botafogo 4 x 0 Vasco – 14/6/2007

Tinha tudo para ser um jogão, pois as equipes disputavam naquele momento a liderança do Campeonato Brasileiro. Mas o Botafogo deu um show com dois gols de Dodô, um de Juninho e outro de Leandro Guerreiro. Entretanto, nenhum dos dois times foi bem no torneio.

8 – Botafogo 3 x 0 Flamengo – 16/3/2008

O Flamengo tinha um timaço, que um ano depois seria campeão brasileiro. Entretanto, o Botafogo entrou naquelas semifinais disposto a desbancar o rival e conseguiu. Wellington Paulista, Alessandro e Jorge Henrique foram os goleadores da tarde.

9 – Botafogo 4 x 0 Vasco – 11/4/2009

Os dois times disputaram as semifinais da Taça Rio e o Vasco era favorito pois tinha goleado por 4 a 1 na fase de classificação. Mas o que se viu em campo foi um show de Maicosuel, que fez dois gols, sendo o primeiro um golaço. Além disso, Thiaguinho e Gabriel, este também com um golaço, deixaram suas marcas.

10 – Botafogo 4 x 0 Vasco – 7/8/2011

As duas equipes se enfrentaram no Campeonato Brasileiro de 2011. Mas não era um duelo comum. Antes do jogo, Zagallo, que estava comemorando 80 anos, deu o primeiro toque na bola. Ele aproveitou e deu dicas a Loco Abreu, que fez dois gols. Antônio Carlos abriu o placar, fechado por Herrera. Além disso, foi o primeiro triunfo do Botafogo sobre o Vasco no Estádio Nilton Santos.

Você Também pode gostar