Publicidade

A diretoria do Botafogo está empenhada em conseguir o reconhecimento da Fifa como títulos mundiais para as conquistas de 1967, 1968 e 1970 do Torneio de Caracas. A competição era disputada entre clubes europeus e sul-americanas e tinha grande relevância internacional. No primeiro ano de sua conquista, por exemplo, o Glorioso derrotou o Barcelona da Espanha na grande decisão.

Jornais deram grande destaque ao título (Foto: Arquivo JS)

A diretoria do Botafogo está ousada e não quer medir esforços na luta pelo reconhecimento da Fifa. O site “Mais que um Jogo” apurou presidente Nelson Mufarrej pretende pedir a ajuda de gigantes europeus na sua empreitada. O dirigente vem reunindo ainda mais provas de que o Torneio de Caracas era tratado como Mundial e entrará em contato com outros vitoriosos, como o Barcelona, para conseguir este feito junto à Fifa.

Barcelona também foi campeão

Esta semana, em entrevista à “Rede Bandeirantes”, o dirigente disse que o próprio Barcelona trata o título como Mundial.

Publicidade

– O Botafogo foi campeão mundial naqueles anos. Os jornais estampavam isso como registro. O Barcelona foi campeão (em 1957) e também tem este título em seu centro histórico. Vamos trabalhar muito em busca deste reconhecimento – disse ele.

A principal aposta do Botafogo está no reconhecimento do título de 1967. As edições de 1968 e 1970 talvez não tenham tido o mesmo peso para a Fifa, pois o torneio envolveu clubes e seleções. Tanto que em 1968 o Alvinegro superou a seleção da Argentina na decisão. Já em 1970 o vice ficou com a União Soviética. Outros clubes brasileiros pensam em pedir a Fifa o reconhecimento pelo título mundial por conta de outros torneios relevantes.

Leia também:

Publicidade

Botafogo campeão mundial? Entenda as razões do clube

Botafogo renova contrato com Caio Alexandre