Botafogo

Apito cruel! Relembre vezes em que o Botafogo ficou na bronca com a arbitragem

O duvidoso pênalti marcado para a Cabofriense quando o Botafogo vencia o jogo por 3 a 1 no domingo chamou a atenção dos torcedores. Nas redes sociais veio a cobrança de que a arbitragem estaria agindo contra o clube pelo fato de o mesmo ter se manifestado contra o retorno do Campeonato Carioca. Teoria da conspiração à parte, a verdade é que no caso do Alvinegro o apito cruel tem sido uma rotina. São várias as vezes em que o Botafogo ficou na bronca com a arbitragem.

Ana Paula de Oliveira anula gols do Botafogo (Foto: Reprodução Youtube)

Em finais de campeonatos alguns erros entraram para a história. Como o impedimento e a expulsão de Dodô na decisão do Campeonato Carioca de 2007. Há quem diga que os prejuízos vem desde a famosa final do Estadual de 1971.

Leia também:

Entenda como o Botafogo vem conduzindo a negociação com Kalou
Renê Weber destaca intensidade do Botafogo na goleada

Polêmica de lado, o MAIS QUE UM JOGO relembra as vezes em que o Botafogo ficou na bronca com a arbitragem:

1971 – Campeonato Carioca

Diante de um timaço do Botafogo, o Fluminense deu a volta olímpica ganhando a final por 1 a 0. O gol do título foi de Lula, mas a polêmica até hoje é falada. Aos 43 aconteceu o lance que decidiu o jogo, após um cruzamento do lateral direito Oliveira, Marco Antônio e o goleiro Ubirajara se chocaram, tendo a bola sobrado para Lula que fez o gol. Mas alvinegros, com razão, reclamam de falta no goleiro, ignorada pelo árbitro.

1981 – Campeonato Brasileiro

O Botafogo vencia o São Paulo por 2 a 0 no Morumbi no primeiro tempo do segundo jogo da semifinal. O intervalo durou 28 minutos e o árbitro Bráulio Zanotto foi muito pressionado e teve seu vestiário invadido por dirigentes paulistas. O Glorioso nem queria voltar para o segundo tempo. Na segunda etapa a arbitragem teve uma atuação patético, inclusive invertendo faltas e marcando um pênalti inexistente para o São Paulo. O Tricolor virou e chegou aos 3 a 2.

1989 – Campeonato Carioca

No primeiro turno Botafogo e Flamengo empatavam por 1 a 1. Paulinho Criciúma fez um gol no último minuto. Mas o árbitro anulou alegando que apitou o fim do jogo antes de a bola entrar. Entretanto emissoras de TV registraram o erro da arbitragem. Os dois pontos fizeram o Botafogo, que ganhou a Taça Rio, perder a Taça Guanabara. Assim houve a necessidade de uma final contra o Flamengo. O Glorioso entretanto foi campeão. Assim quebrou o jejum.

2007 – Campeonato Carioca

Com Dodô expulso após marcar um gol legítimo nos acréscimos do segundo tempo, o Botafogo foi derrotado pelo Flamengo nos pênaltis. O artilheiro chutou a bola para o fundo da rede e o árbitro deu cartão vermelho alegando que já tinha apitado o impedimento. Apesar disso a posição do jogador era legal. Mas

2007 – Copa do Brasil

Ana Paula Oliveira é pessoa não grata no Botafogo. Mas com razão. A bandeira anulou dois gols legítimos do Botafogo na partida de volta das semifinais da Copa do Brasil. Além disso os erros foram considerados grotescos pela própria comissão de arbitragem. O Botafogo, que tinha perdido na ida por 2 a 0 para o Figueirense, foi eliminado mesmo ganhando por 3 a 1 no Maracanã. Assim sofreu um grande prejuízo.

2009 – Campeonato Carioca

No primeiro jogo da final o Botafogo dominava o Flamengo e Juan perdeu a linha ao ser driblado por Maicosuel. Além de fazer uma falta violenta no atacante, ainda pressionou seu pescoço contra o chão. A expulsão deveria ser o caminho. Mas o fato foi ignorado pela comissão de arbitragem. Assim o Botafogo ficou na bronca com a arbitragem.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *