O Botafogo não vem tendo o seu século dos sonhos. Apesar da sua força estadual, o Glorioso não teve conquistas nacionais ainda. Muito menos internacionais. Apesar disso, o Botafogo tem conseguido algumas vitórias marcantes como visitante em grandes torneios.
Na Copa Libertadores de 2017, por exemplo, o Alvinegro foi um visitante bem indigesto, ganhando de times muito fortes.
No Campeonato Brasileiro o Botafogo também pregou muitas peças como visitante, mostrando que a camosa botafoguense também derruba varal mesmo longe do Rio de Janeiro.
O MQJ separou um top 10 de vitórias do Botafogo como visitante nos anos 2000:
Brasileirão 2006 – Athletico-PR 0 x 5 Botafogo
O Botafogo vinha crescendo no Campeonato Brasileiro de 2006, porém, precisava de um triunfo em grande estilo para pegar confiança. E ele veio na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), diante do temido Atlético Paranaense, que na época ainda tinha esta grafia. O Furacão virou ventania com uma goleada impiedosa por 5 a 0. O Glorioso foi para o intervalo já com quatro gols marcados. Reinaldo (2), Zé Roberto e Lima (2) fizeram os gols.
Copa Sul-Americana 2007 – Corinthians 1 x 2 Botafogo
O Botafogo tinha vencido o Corinthians por 3 a 1 na partida de ida e podia até mesmo perder por um gol de diferença no Pacaembu para se classificar. Porém ganhou por 2 a 1 com gols de Lucio Flavio e Dodô. O tento de honra dos paulistas foi anotado por Finazzi.
Copa Sul-Americana 2008 – Atlético-MG 2 x 5 Botafogo
Era a primeira fase da Copa Sul-Americana de 2008. O Botafogo, dirigido pelo técnico Ney Franco, tinha vencido o Atlético-MG por 3 a 1 no Rio de Janeiro e precisava buscar a vaga no Mineirão. O Glorioso podia perder por um gol de diferença. Porém, humilhou o Galo com uma goleada de 5 a 2. Lucio Flavio (2), Jorge Henrique, Carlos Alberto e Leandro Almeida (contra) fizeram os gols botafoguenses. Lenílson fez os gols mineiros. A vergonha do Galo só não foi maior porque Gil isolou uma cobrança de pênalti.
Brasileirão 2009 – Internacional 0 x 1 Botafogo
O Botafogo lutava ponto a ponto contra o rebaixamento e precisava de um triunfo fora de casa. O rival era o Internacional. Com apenas dois minutos Juninho fez um golaço de falta. Com Jefferson pegando até pensamento, o Botafogo garantiu o triunfo por 1 a 0.
Brasileirão 2010 – Santos 0 x 1 Botafogo
O Campeonato Brasileiro de 2010 rolava e o Botafogo ia encarar o Santos de Neymar e Paulo Henrique Ganso no Pacaembu. Porém, o Glorioso tinha Loco Abreu e ganhou por 1 a 0. O uruguaio fez o
Copa do Brasil 2014 – Ceará 3 x 4 Botafogo
O time do Botafogo era bem limitado. Tanto que foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. Porém, fez bonito nas oitavas de final da Copa do Brasil. O time tinha perdido na ida para o Ceará por 2 a 1 no Maracanã e foi para a Arena Castelão com uma missão quase impossível. Os cearenses, jogando em Fortaleza (CE), tinham um time bem montado. O Glorioso porém conseguiu um histórico triunfo por 4 a 3. Os tentos cariocas foram de Edilson, Yuri Mamute, Cachito Ramírez e André Bahia. Magno Alves (2) e Bill descontaram. O que torna o jogo especial é que o Botafogo perdia por 3 a 2 até os 48 minutos do segundo tempo, quando virou.
Brasileirão 2016 – Grêmio 0 x 1 Botafogo
O Botafogo conquistou a vaga na Copa Libertadores na última rodada do Brasileirão de 2016. O time precisava pelo menos do empate com o Grêmio na Arena do Grêmio. Em campo Bruno Silva fez o único gol do jogo no começo do primeiro tempo.
Ao longo de toda a primeira etapa o Botafogo dominou as ações. Porém, pouco antes do intervalo, o volante Aírton e o atacante Sassá brigaram em campo e ambos receberam cartão amarelo. Como Aírton já havia sido advertido, foi expulso.
O segundo tempo foi complicado e o Botafogo teve que segurar o ímpeto gremista com um a menos. Mesmo assim conseguiu segurar o 1 a 0 e a vaga na Libertadores.
Libertadores 2017 – Olimpia 1 (1) x 0 (3) Botafogo
Nos noventa minutos foi uma derrota de 1 a 0. Porém, como havia vencido por 1 a 0 na ida, no Rio de Janeiro, o Botafogo enfrentou uma disputa de pênaltis com o Olimpia no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Era a fase preliminar da Copa Libertadores. Aí o time mostrou muito sangue frio, convertendo todas as suas cobranças. Brilhou a estrela de Gatito Fernández, que garantiu a classificação alvinegra.
Libertadores 2017 – Atlético Nacional 0 x 2 Botafogo
Era a segunda rodada da fase de grupos e o Atlético Nacional era o atual campeão. O Botafogo foi a Colômbia para desbancar o favoritismo atleticano. E conseguiu com uma vitória por 2 a 0. Camilo e Guilherme foram os autores dos gols.
Libertadores 2017 – Nacional do Uruguai 0 x 1 Botafogo
O Botafogo tinha pela frente o Nacional do Uruguai pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O jogo da ida era em Montevidéu. O Glorioso mostrou força e ganhou por 1 a 0, com um gol de João Paulo ainda no primeiro tempo. A vaga viria no Rio de Janeiro com novo triunfo: dessa vez por 2 a 0.
Leia também:
Juventus quer tirar Luis Henrique do Botafogo
Relembre os principais artilheiros do Botafogo no século
Você Também pode gostar
- STJD nega pedido do Vasco e mantém data da semifinal da Copa do Brasil
- As contas do Fluminense para não cair no Brasileirão 2024
- Veja o top-5 artilheiros do Campeonato Brasileiro 2024
- Quando serão os jogos de volta da Copa do Brasil?
- Polêmica da troca de datas da semifinal da Copa do Brasil chega na Justiça
- Veja onde assistir as duas semifinais da Copa do Brasil
Comentar