Botafogo, Futebol Brasileiro, Vasco

Abre o olho grandes…Copa do Brasil tem histórico de zebras

A Copa do Brasil começou esta semana e já promete fortes emoções. Alguns gigantes do futebol brasileiro já participam da primeira fase. Casos de Botafogo, Corinthians, Vasco e Cruzeiro. Mas é bom eles ficarem atentos, pois o histórico de zebras da Copa do Brasil é grande. Assim tudo é esperado. Entretanto ainda é possível se surpreender.

Botafogo foi eliminado pelo Cuiabá. Mas o time do Mato Grosso fez bonito (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A lista apresentou até mesmo zebras que foram campeãs. Casos de Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista. Mas teve gigante caindo na primeira fase.

LEIA MAIS! Veja o Top 5 dos campeões nacionais

Abaixo a lista de zebras da história da Copa do Brasil:

As maiores zebras da Copa do Brasil

Criciúma campeão em 1991

O clube catarinense pode ser considerado a primeira grande zebra da história da Copa do Brasil. Em 1991, o Criciúma conquistou o título do torneio, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, derrotando o Grêmio na decisão.

Criciúma Copa do Brasil

O Criciúma campeão de 1991 | Foto: Site oficial do Criciúma / Divulgação

Linhares em 1994

O clube do Espírito Santo chegou à semifinal em 1994, quando caiu para o Ceará. Porém, o Linhares já havia escrito seu nome no torneio ao eliminar, ainda na primeira fase, o Fluminense de Branco, Ézio & Cia.

Linhares

Linhares surpreendeu o Fluminense | Foto: Reprodução Jornal A Gazeta

Juventude campeão da Copa do Brasil de 1999

Um título com pinta de zebra, mas com uma campanha de gente grande. O Juventus eliminou Fluminense, Corinthians e Internacional na trajetória para chegar à final. Na decisão, silenciou um Maracanã lotado, segurou o 0 a 0 (havia vencido o jogo de ida por 2 a 1) e levou a melhor sobre o Botafogo de Bebeto, Sérgio Manoel & Cia.

Juventude

Juventude calou o Maracanã | Foto: Site oficial do Juventude / Divulgação

ASA elimina o Palmeiras

A primeira fase da Copa do Brasil de 2002 reservou uma zebra e tanto. O ASA eliminou o Palmeiras, então comandado por Vanderlei Luxemburgo e com jogadores como Marcos, Arce e Alex. O clube alagoano venceu o jogo de ida por 1 a 0. Na volta, a derrota por 2 a 1 foi suficiente para deixar sua marca no torneio e avançar devido ao critério do gol fora de casa.

Asa Copa do Brasil

Asa passou pelo Palmeiras | Foto: Reprodução O Estado de S.Paulo

Mano se ‘apresenta’ no 15 de Novembro

O clube gaúcho alcançou a semifinal da Copa do Brasil de 2004, sob o comando de Mano Menezes. Na segunda fase, eliminou o Vasco em São Januário. Após empate por 1 a 1 no Sul, o 15 de Novembro fez 3 a 0 na Colina.

15 de Novembro Copa do Brasil

Dauri comandou classificação do 15 de Novembro | Foto: Reprodução

Santo André campeão da Copa do Brasil de 2004

O Santo André calou o Maracanã em 2004 e é considerado uma das maiores zebras da Copa do Brasil. Na caminhada rumo ao título, o clube já havia eliminado o Atlético-MG e o Palmeiras. Na decisão, surpreendeu o Flamengo. No jogo de ida, empate por 2 a 2. Na volta, no Maracanã lotado, vitória do Santo André por 2 a 0. Assim aconteceu uma grande zebra do torneio.

Santo André Copa do Brasil

Santo André impôs uma das piores derrotas da história do Flamengo | Foto: Site oficial do Santo André

Cícero Ramalho supera Romário

O Baraúnas escreveu seu nome na lista de zebras da Copa do Brasil em 2005. O clube do Rio Grande do Norte eliminou América-MG e Vitória e fez história mesmo contra o Vasco, num confronto entre Romário e Cícero Ramalho, atacante do Baraúnas. No jogo de ida, empate por 2 a 2. Na volta, em São Januário, 3 a 0 para os visitantes.

Cícero Ramalho

Cícero Ramalho fez história | Foto: Reprodução

LEIA MAIS! Relembre quando o Brasileirão parou no Tapetão

Paulista campeão da Copa do Brasil de 2005

A edição de 2005 também teve zebra conquistando o título. O Paulista eliminou Internacional e Cruzeiro na caminhada rumo à final. Sob o comando de Vagner Mancini, bateu o Fluminense no jogo de ida por 2 a 0 e segurou o 0 a 0 em São Januário para ser campeão. Assim virou atração.

Paulista Copa do Brasil

Paulista fez a festa no Rio | Foto: Site oficial do Paulista / Divulgação

Americano surpreende o Botafogo

Em 2009, o clube de Campos deixou para trás o Botafogo. O Fogão ganhou o jogo de ida por 2 a 1, mas o Americano deu o troco no Estádio Nilton Santos e levou a decisão para os pênaltis, vencendo a disputa. O Americano tinha Kieza no comando do ataque.

Americano

Americano avançou nos pênaltis | Foto: Reprodução

Uma virada de respeito

Em 2014, o América-RN aprontou para cima do Fluminense. Após perder o jogo de ida por 3 a 0, a classificação tricolor era tida como certa, mas… em pleno Maracanã, o América venceu por 5 a 2 e eliminou Fred, Rafael Sobis, Cavalieri & Cia. Assim o Tricolor viveu novo vexame.

Rodrigo Pimpão

Rodrigo Pimpão brilhou | Foto: Reprodução América-RN

Aparecidense elimina o Botafogo

Em 2018, logo na primeira fase, uma zebra e tanto. O Aparecidense, clube de Goiás, fez 2 a 1 no Botafogo e eliminou o clube carioca.

Nonato

Nonato marcou no Botafogo. Assim o Glorioso pagou mico | Foto: Reprodução

Galo Afogados…

Em fevereiro do ano passado, o Afogados, clube pernambucano, eliminou o Atlético-MG, à época comandado pelo venezuelano Dudamel. Após empate por 2 a 2 no tempo normal, o Afogados levou a melhor sobre o Galo na disputa por pênaltis. Mas na fase seguinte, caiu para a Ponte Preta.

Afogados x Atlético-MG Copa do Brasil

Galo caiu para o Afogados. Assim se fez a zebra | Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

Cuiabá detona o Botafogo

Cuiabá x Botafogo

Botafogo parou no Cuiabá. Mas foi merecido | Foto: Vitor Silva / Botafogo / Divulgação

O Cuiabá eliminou o Botafogo nas oitavas de final do ano passado. O time carioca perdeu por 1 a 0 em casa e depois não conseguiu mais do que um empate sem gols no Mato Grosso. Mas com o péssimo ano do Alvinegro nem dá para falar em vexame. Além disso o Cuiabá subiu para a Primeira Divisão.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *